sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Voltamos!!!

Primeiramente pedimos desculpas pela não atualização do nosso Blog.
Prometemos porém, atualizá-lo rotineiramente na medida do possível, para possamos ficar por dentro do que está acontecendo em nossa paróquia e na Igreja. Mesmo você que não é daqui mas curte a nossa paróquia e gosta de saber dos nossos trabalhos.

Faremos uma restrospectiva do que aconteceu desde a nossa última postagem:

Beatificação do Papa João Paulo II

- 1 de maio -



O papa Bento XVI proclamou beato seu antecessor, João Paulo 2º, em uma solene cerimônia realizada na praça de São Pedro, no Vaticano, domingo (01). Cerca de um milhão de pessoas de todo o mundo participaram da celebração católica, informou a polícia de Roma.

João Paulo 2º foi proclamado beato às 10h38 (5h38 em Brasília), enquanto os presentes na Praça de São Pedro e nas ruas e praças adjacentes romperam em aplausos que duraram vários minutos, enquanto soava uma música sacra. A beatificação é a etapa anterior à canonização.

O papa Bento XVI elogiou o novo beato por ter tido "a força de um gigante" para "inverter" a tendência da "sociedade, da cultura e dos sistemas político e econômicos" de abandonar o cristianismo. "Ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de serem chamados de cristãos, de pertencer à Igreja, de falar do Evangelho", disse.

Em sua homília, Bento XVI também explicou que decidiu acelerar o processo de beatificação por conta da grande veneração popular por João Paulo 2°. "Passaram-se seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa João Paulo 2°. Já naquele dia sentíamos pairar o perfume de sua santidade, tendo o povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele. Hoje nos nossos olhos brilha, na plena luz de Cristo ressuscitado, a amada e venerada figura de João Paulo 2º. Seu nome junta-se à série de santos e beatos que ele mesmo proclamou durante os quase 27 anos de pontificado."

Bento XVI, primeiro pontífice em vários séculos a proclamar beato seu antecessor, recordou que o Papa polonês vivenciou o confronto entre marxismo e cristianismo. "Aquela carga de esperança que de certa maneira se deu ao marxismo e à ideologia do progresso, ele a reivindicou legitimamente para o cristianismo, restituindo a fisionomia autêntica da esperança", disse.

O papa leu a fórmula da beatificação: "Concedemos que o venerável servo de Deus, João Paulo 2°, papa, de agora em diante, seja chamado de beato e seja celebrado no dia 22 de outubro."

Logo após a proclamação do novo beato, um grande retrato de João Paulo 2° foi exposto na fachada da Basílica, sob os aplausos da multidão e o papa Bento XVI recebeu a relíquia que contém o sangue de Karol Wojtyla e a beijou.

O polonês, Karol Wojtyla, que foi nomeado para liderar a Igreja Católica em 1978, morreu aos 84 anos em 2005.



"Bem aventurado São João Paulo II, rogai por nós."


Corpus Christi

- 23 de junho -



No feriado de Corpus Christi católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo, e isto é o meu sangue”. Católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual cremos que Deus é o alimento espiritual da alma.




Festa de São Pedro

- 1 a 3 de julho -

Celebramos a festa de São Pedro em nossa Paróquia com muita alegria. Foi uma maravilhasa festa em nossa comunidade participou intensamente.


JOAM

- 21 a 24 de julho -



Realizamos o nosso 3º JOAM em nossa Paróquia e agora estamos colhendo os frutos desta obra maravilhosa que verdadeiramente muda a vida dos nossos jovens.




Missa de 1 ano de falecimento do saudoso Pe. Gilmar

- 26 de julho -



Foi com muita saudade que celebramos no dia 26 de julho 1 ano da ausência na terra e presença no céu do nosso saudoso e querido Pe. Gilmar.



A Santa Missa aconteceu na Escola que leva o seu nome e foi presidida pelo Pe. Luiz Henrique e concelebrada pelo seu amigo Pe. Alex, filho de Mauá, que hoje está em Santo Aleixo.



Participaram desta celebração em torno de 300 pessoas. Entre elas su
a mãe Dona Leni e sua irmã.


Ordenação do Diácono Moisés

- 31 de julho -





Nossa Igreja teve a graça de ordenar mais três Diáconos para servi-la. Entre eles está o nosso querido Diácono Moisés. Que está trabalhando em nossa Paróquia desde o início deste ano.



Desejamos aos Neo-Diáconos uma fé firme a alicerçada em Cristo Jesus.


Romaria Diocesana

- 6 de agosto -



Fomos em encontro ao nosso Bispo Dom Filippo Santoro à casa da Mãe Aparecida, para mais uma vez renovar nossa fé e amor a Santa Madre Igreja.


Festa de Santa Filomena


- 7 a 14 de agosto -



Santa Filomena nasceu, numa cidade-estado da Grécia, filha de pais nobres e ricos. Ainda muito jovem, aos 13 anos, foi prometida ao Imperador Diocleciano para ser sua esposa em troca da pacificação de confrontos políticos. O Imperador, por sua vez, impressionou-se com a beleza da jovem. Como Filomena se recusasse a casar, porque havia eleito o próprio Senhor Jesus Cristo para seu esposo, o tirano ordenou, primeiramente, que a colocassem num cárcere e a flagelassem sangrentamente.

Tendo sido curada miraculosamente deste suplício, foi ordenado que ela fosse lançada ao rio Tibre com uma âncora amarrada ao pescoço. E como a correnteza a levasse até a margem do rio, apesar da âncora, mandou Dioclesiano que a ferissem com flechadas. Com o corpo todo ferido pelas flechas, a jovem foi lançada novamente no cárcere. Entretanto, no dia seguinte, Filomena foi encontrada com o corpo sadio e sem qualquer marca de ferimento. O cruel tirano ordenou, então, que a ferissem com flechas em chamas. Estas, porém, voltaram-se contra os arqueiros, matando a muitos. Por fim, foi a jovem decapitada, por ordem do Imperador.

"Santa Filomena, rogai por nós!"


Semana da Família

- 15 a 21 de agosto -

Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Semana Nacional da Família”.



A Missa de abertura aconteceu na Escola, no Leque Azul e presidida pelo Pe. Ademar Pimenta, Coordenador da Pastoral Familiar do Estado do Rio de Janeiro.
A Missa de encerramento será celebrada no dia 21 pelo Bispo Auxiliar Eleito de São Salvador na Bahia, Monsenhor Gilson às 19h na Capela de São Pedro.


Quaresma de São Miguel Arcanjo

- 15 de agosto a 29 de setembro -

Por incentivo dos jovens da nossa Paróquia, estamos realizando a Quaresma de São Miguel afim de recebermos as graças desta belissima devoção ao Santo Arcanjo.




Jornada Mundial da Juventude

- 16 a 21 de agosto -





Mais de um milhão de jovens participarão da JMJ, em Madri. O encontro terá a participação do papa de 18 a 21 de agosto,“Vamos a Madri com o papa, com a consciência de enfrentar um novo e grande desafio: anunciar Cristo a esta geração de jovens do século XXI.



A próxima jornada será no Rio de Janeiro em 2013. Estaremos lá!!! VIVA O PAPA!!!




"Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé"


Eleição do Monsenhor Gilson de Andrade como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Bahia

- 27 de julho -



No dia 27 de julho nosso querido Monsenhor Gilson, reitor do Seminário de Petrópolis foi eleito Bispo Auxiliar da Arquidicese de São Salvador, Bahia.

Nomeado no último dia 24 de julho, o atual reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis Monsenhor Gilson deve chegar a Salvador no mês de outubro. Sobre o modo como recebeu a notícia da nomeação ele falou: Recebi com muita surpresa, alegria e gratidão. Gratidão, sobretudo, a Deus porque é uma lembrança do chamado que Ele nos faz. Ao mesmo tempo, surpresa porque nunca achei que seria bispo”.

O novo auxiliar de Salvador ainda complementou dizendo: Sem dúvida o peso do meu ministério aumenta agora. O bispo é um sucessor dos apóstolos e Jesus enviou os apóstolos para evangelizar, sustentar o povo. A responsabilidade é maior mas ao mesmo tempo, faz suscitar a graça de Deus”.

Com muita alegria e simpatia, ele ainda contou que já esteve em Salvador no início da década de 70, mas que certamente a cidade já mudou muito. “Minha mãe é baiana de Vitória da Conquista. Quando tinha uns 13 anos fui visitar os meus avós e aproveitamos para passar uns quatro dias em Salvador”.

O padre de 44 anos será ordenado bispo no dia 24 de setembro, às 10 horas, na Catedral de Petrópolis.


Festa da Matriz


- 5 a 11 de setembro -



Venha participar conosco da Festa da nossa padroeira para rezarmos juntos à Mãe que guia nossos passos.


(clique na imagem para amplir a programação)

UFA! Quanta coisa!